
Saiba como fazer uma estratégia de SEO para o seu site
Quando o objetivo é conquistar relevância e posicionamento nos motores busca, saber qual estratégia de SEO aplicar é obrigatório.
O Google é a porta de entrada para vários produtos, serviços e marcas. A grande maioria dos usuários da internet usa o site como janela para o mundo todo.
Você provavelmente já reparou que existem certos sites que sempre estão presentes nas primeiras posições. Isso não é mera coincidência.
Para saber mais sobre como otimizar os conteúdos para os mecanismos de busca, acompanhe o texto a seguir.
Conheça as estratégias de SEO
Search Engine Optimization é o nome que designa as regras usadas para melhorar o ranqueamento de páginas no Google e outros sites semelhantes.
Marcar presença nos primeiros resultados é muito importante para campanhas de Marketing de Conteúdo.
Já as regras de SEO são ferramentas pontuais para que os algoritmos do Google façam a identificação das melhores páginas, a partir de informações como:
- Tempo de navegação dos usuários;
- Uso de palavras-chaves;
- Originalidade dos posts;
- Taxa de carregamento da página.
Ou seja, não basta apenas produzir um post completo sobre um assunto pertinente para a sua base de clientes. É preciso se atentar a outras características relacionadas à web.
Por esse motivo, existe a divisão entre SEO on page e SEO off page. Continue a leitura para entender o que é cada um.
SEO on page
São os fatores de rankeamento que dizem respeito a características presentes nas páginas da web.
Ou seja, título da postagem, meta descrição, texto alternativo para imagens, imagens e URLs, entre outros.
É importante destacar que isso também vale para técnicas de Inbound Marketing diversas, como anúncios exibidos nos resultados de busca.
Essas características dizem muito sobre a qualidade da navegação de quem entra no site. Especialmente com relação à organização e a legibilidade dos conteúdos textuais, bastante utilizados em estratégias de marketing digital.
Assim, saber hierarquizar as informações também ajuda o algoritmo no processo de indexação da página.
Com isso, o conteúdo chega mais rápido às pessoas interessadas. Esse é um ponto crucial para o Marketing.
SEO off page
São os fatores presentes fora das páginas. O SEO off page tem como alicerce a construção de uma boa autoridade para a marca.
Essa construção tem a ver com o relacionamento que uma empresa estabelece com outra. Os algoritmos do Google avaliam aspectos como:
- Quantidade de buscas diretas;
- Backlinks;
- Menções;
- Sinais sociais.
Então, há uma convergência entre o número de citações que a marca recebe em outras mídias e a opinião da base de seguidores.
Os backlinks são links localizados em sites de terceiros que redirecionam o usuário à sua página.
É extremamente importante que sites parceiros tenham boa reputação. O Google também analisa as características on page e off page.
Saiba quais são as melhores estratégias de SEO
A conquista de tráfego orgânico depende muito da qualidade e acessibilidade do marketing de conteúdo da empresa.
Como acontece em anúncios de Twitter Ads, a exibição tem muito a ver com o perfil de usuário que você está buscando.
Separamos as melhores estratégias de SEO nos tópicos abaixo, confira.
Estabeleça seus objetivos
Em primeiro lugar, você precisa saber com clareza o que deseja alcançar a partir da aplicação das regras de SEO.
Essas técnicas têm atributos bem vastos. Elas podem aumentar o tráfego orgânico, gerar mais conversões, diminuir o custo de aquisição de clientes ou educar o cliente a respeito de um produto novo, entre vários outros exemplos.
É importante ter ciência dessa versatilidade. Assim, a empresa pode alinhar os objetivos com o SEO com mais sincronia.
Também é interessante definir metas e métricas. Com esses dados de apoio, a atuação da equipe de marketing ganha outro grau de desempenho.
Defina a persona
A persona é a representação do cliente perfeito do seu negócio. É uma definição fictícia, mas muito útil para elaborar estratégias personalizadas.
Entre as características típicas da persona, podemos citar:
- Necessidades;
- Preferências;
- Sonhos;
- Dúvidas.
Como você pode ver, trata-se de um conceito mais abstrato do que o público-alvo tradicional, sendo mais aprofundado para campanhas ainda mais efetivas.Com isso, Você pode delinear a persona colhendo informações de clientes, leads e visitantes.
Use ferramentas de apoio
A aplicação qualificada das regras de SEO depende, também, do uso das ferramentas de apoio.
O Google Analytics é destinado para monitorar e analisar dados de navegação. Assim, é possível identificar a origem de tráfego, os canais mais acessados, a taxa de rejeição e muito mais.
Saber usar o Analytics proporciona conhecimentos aprofundados sobre o comportamento de cada visitante.
O Google Search Console tem foco em melhorar a comunicação entre sites e o Google.
Por meio dele, pode-se descobrir problemas de indexação, taxa de cliques, bem como conferir e solicitar a remoção de backlinks danosos.
Agora você tem conhecimentos sobre as características centrais das técnicas de SEO e é hora de aplicá-las para melhorar seu alcance na internet!